Mas por que ela é chamada de "escala diatônica"? Diatônica significa "que concorda ou que se move por meio da tônica". Isso quer dizer que as demais notas da escala diatônica irão sempre se basear da tônica (a primeira nota), irão sempre girar em torno dela.
Quando você ouve que um acorde é diatônico, quer dizer que é um acorde criado apenas com notas dessa escala.
Significado de Diatônico adjetivo Música Que consta de tons e semitons.
Uma escala cromática é a composição de semitons cromáticos e diatônicos, ocorrendo em duas versões – uma ascendente e outra descendente. ... A nomenclatura das notas pode variar, mas sem alternar o conceito variável entre semitom diatônico e semitom cromático.
Os tons e semitons existentes na escala diatônica são chamados de naturais. Cada nota da escala tem uma função de acordo com os graus.
Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatônica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal específica. ... As escalas modernas maior e menor são diatônicas, assim como todos os sete modos tonais utilizados atualmente.
As cifras são utilizadas, principalmente, na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal. Na notação alemã, a letra B designa a nota "si bemol", e a letra H é a nota "si natural".
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. ... Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).
A escala cromatica, nada mais é do que uma varredura de todas as notas existentes no sistema de música ocidental até que se percorra uma oitava. Uma oitava consiste num intervalo entre uma nota e a mesma nota so que mais aguda ou mais grave.
Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatônica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal específica. A escala diatônica é típica da música ocidental e concerne à fundação da tradição da música europeia.