A história foi baseada no livro "The Hundred and One Dalmatians", escrita em 1956, pela romancista inglesa Dodie Smith. A escritora possuía 9 dálmatas e um deles se chamava Pongo, que foi pai de 15 filhotinhos.
O filme é estrelado por Glenn Close como a icônica vilã Cruella de Vil , e Jeff Daniels como Roger, o dono dos 101 dálmatas. A estilista Anita e o escritor de jogos de computador Roger se conhecem, se apaixonam e se casam com seus dálmatas Perdita e Pongo.
Anita e Roger possuem um casal de dálmatas chamado Pongo e Prenda. Quando a fêmea acaba de dar a luz a 15 filhotes, Cruela Cruel, uma antiga amiga de Anita, rica e viciada em roupas de pele de animais, se propõe a comprá-los.
Roger batiza seu cachorro de Pongo, e Anita dá o nome de Perdita. Ou seja, foi Cruella quem deu para o casal Roger e Anita os cachorros que, no futuro, seriam os pais dos 101 Dálmatas que a vilã tentaria roubar para a produção de um belíssimo casaco de peles.
Chamado simplesmente de Cruella, o filme será escrito por Aline […] Fãs de animações da Disney, tremei: uma das vilãs inesquecíveis do estúdio ganhará um filme só dela. Curella de Vil, de 101 Dálmatas, será a protagonista de um longa-metragem com atores, ainda não tem previsão de lançamento.
Rolly Rolly - Um cachorrinho gordinho que sempre expressa quando está com fome.
Na animação 101 Dálmatas, dos Estúdios Disney, Cruella conserva muitos traços que tem no livro. ... Cruella reaparece em 101 Dálmatas 2, onde é dublada por Susanne Blakeslee. Uma curiosidade é que no filme The Rescuers o papel de vilã era para ser interpretado por Cruella, mas eles resolveram criar uma nova vilã, Medusa.
Emma Stone encarna a personagem em uma versão mais punk e pop do que o tradicional desenho.
O designer de jogos Roger Dearly (Jeff Daniels) vive com seu cão dálmata, Pongo, em Londres. Um dia, Roger leva Pongo para uma caminhada, quando este coloca seus olhos em uma linda dálmata fêmea chamada Prenda.
No final do filme, Estella descobre que a baronesa é a sua mãe biológica e que ela armou para que a vilã fosse presa. A protagonista, que decide ser conhecida como Cruella, resolve continuar no seu caminho de vingança, herda a propriedade da baronesa e parece estar prestes a lançar a sua própria linha de moda.