História. Originalmente eram chamados "manezinhos" aqueles que possuíam ascendência histórica de populações das ilhas dos Açores, pertencentes a Portugal, que migraram para Santa Catarina em meados do século XVIII. Os açorianos também são chamados de "Manezinhos da Ilha".
O termo manezinho tipifica todos aqueles que são descendentes dos portugueses, principalmente daqueles vindos das Ilhas dos Açores, da cultura pesqueira e da extinta caça às baleias; remete as rendeiras, lavadeiras, benzedeiras, e todos os outros mistérios guardados na nossa Ilha da Magia!
Quem nasce em Floripa é oficialmente chamado de florianopolitano. O termo "manezinho", tão usado nos dias de hoje, era usado antigamente de maneira pejorativa para o matuto do interior da ilha, o que faz com que algumas das pessoas mais antigas não gostem que as chamem de "manezinhos".
Sotaque chiado, cantado e muito veloz é característico do manezinho, como são chamados os nativos da ilha.
Em 1999, foi criada a Casa dos Açores de Santa Catarina para congregar os apaixonados pela cultura açoriana. Dessa forma, aqueles que eram chamados de brasileiros, brasileirinhos ou amarelos passaram a se identificar como açorianos e a ter orgulho de sua origem no Arquipélago dos Açores.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do BrasilSiglaAdjetivo pátrioSanta Catarina(SC)catarinense, barriga-verde (não é pejorativo)Paraná(PR)paranaense, paranista (usado no Sul) e tinguiSUDESTESão Paulo(SP)paulista, bandeirante
O DICIONÁRIO MANEZÊS trata de vocábulos herdados dos colonizadores portugueses que também aportaram na Ilha de Santa Catarina, capital Florianópolis, dentre outras cidades do Estado. Esta herança lusitana fincou raízes na ilha e rendeu frutos que até hoje não deixam dúvidas a respeito da origem dos manezinhos.
Pessoa tapada, que não é esperta.
Os açorianos eram a maioria - quase absoluta - provenientes, sobretudo, das ilhas centrais (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Desse total de 6 mil, cerca de 1.500 foram embarcados para o Rio Grande do Sul.
Nem todo português é açoriano, termo que designa o relativo a ou procedente do arquipélago de Açores, colonizado por Portugal a partir do século XV com populações principalmente do Minho, do Alentejo e de Algarve. Contribuíram na população açoriana ainda holandeses, franceses e espanhóis.