Eles fazem isso principalmente para chamar seu grupo para a caça. Acontece de uivarem com muito mais freqüência em noites de Lua cheia porque o clarão do luar é uma condição altamente propícia para localizarem suas presas. ... "Mas eles também podem uivar quando não há Lua.
Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração. Segundo Rubia, cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família.
Os lobos uivam principalmente para reunir o grupo na hora de caçar. É mais comum uivarem sob a lua cheia porque essas noites são claras e mais propícias para localizar as presas. Mas o uivo serve também para marcar território. Os lobos são capazes de reconhecer uns aos outros apenas pelo uivo.
O uivo é uma forma de comunicação como o latido dos cães. Os lobos uivam principalmente para chamar seu grupo para a caça. Por isso é mais comum uivarem quando há lua cheia, e portanto mais luz, já que as condições são mais propícias para localizar as presas.
Um lobo uivando para a lua – indica orgulho e um desejo de solidão, baseado na completa independência de uma pessoa em relação às opiniões de outras pessoas, de suas ações, bem como da influência dos poderes místicos.
Um cão pode uivar para tentar encontrar onde estão seus companheiros cães, para localizar uma fêmea no cio e saber onde estão os outros machos concorrentes, mas essas não são as únicas opções. Um cão uiva também quando está angustiado, estressado, frustrado ou simplesmente por puro tédio ou solidão.
A hierarquia é muito importante em uma matilha de lobos, e é essencial para a sobrevivência do grupo. "Alfa" chamado o lobo no topo da hierarquia. ... Quando há tensão ou agressão, o lobo ômega serve como um saco de soco. Serve para apaziguar as brigas entre lobos e restaura o equilíbrio.