Esta obstrução é causada em geral por cálculos (pedras) que se formaram nos rins. Também pode ser decorrente de coágulos, porém é raro. Na maior parte dos casos, a cólica renal vem acompanhada de náuseas e/ou vômitos e, algumas vezes, de sensação de bexiga cheia ou ardor para urinar.
As pedras nos rins causam inflamação e obstrução do fluxo de urina, levando o paciente a sentir muitas dores em caso de crise. Dentre as medidas recomendadas para conseguir aliviar a dor mais rapidamente, estão a utilização emergencial de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos, por exemplo.
Sintomas característicos
Dor intensa (cólica renal) Esta é uma dor aguda localizada na região lombar e flanco (a região lateral do corpo que se localiza entre a margem costal inferior e a bacia). Se o cálculo não estiver no rim, mas no ureter, poderá sentir dor na virilha ou na coxa. Os homens podem também sentir dor nos testículos (Fig.
Quanto tempo dura uma crise de pedras nos rins? A dor ocasionada pelos cálculos renais começa subitamente e geralmente atinge o seu pico em duas horas. A crise, mesmo tratada, pode ter entre uma e quatro horas de duração, no total. Sem tratamento, alguns casos podem durar mais de 12 horas.
Os remédios para dor nos rins que geralmente são indicados pelo nefrologista são analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos, como paracetamol, ibuprofeno ou escopolamina, pois permitem reduzir a inflamação e/ou a contração das vias urinárias.
5 remédios caseiros para pedra nos rins
As 10 melhores receitas de chás para os rins são:
A cólica renal é uma dor em geral forte que se dá na região abdominal, normalmente nos flancos, com possível irradiação para região da virilha1. A origem dessa dor é o cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, que é uma pequena massa sólida formada a partir de pequenos cristais2.
A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas. Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente "enlouquecido" de dor.