Naturalmente o PVC possui propriedades como boa resistência a intempéries, boa resistência química, isolamento elétrico, boa resistência mecânica e atoxidade, além de ser autoextinguível. Esse material passou a ser fortemente conhecido por volta de 1912 quando foi descoberto o procedimento básico para sua obtenção.
O PVC é usado na fabricação de brinquedos, tubulações, piscinas, materiais para construção civil e hospitalares, calçados, luvas descartáveis, embalagens, entre outros. Embora o Cloreto Vinila esteja muito presente em produtos utilizados no cotidiano, ele é extremamente prejudicial para a saúde de quem o manuseia.
(C2h2Cl)n Policloreto de vinila/Fórmula
Principais características do PVC Bom isolante térmico, elétrico e acústico; Sólido e resistente a choques; Impermeável a gases e líquidos; Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia);
O PVC, o polietileno e o PET são os polímeros mais utilizados no mundo. A sua principal aplicação é em tubos para encanamento de água e esgoto. Esse é o PVC rígido. Existe também o PVC flexível ou plastificado, são adicionados ao PVC plastificadores, porque suas folhas são quebradiças.
A alta concentração de cloro permite a mistura do PVC com vários tipos e quantidades de aditivos, possibilitando uma grande variação nas formulações. O cloro contido em sua estrutura lhe confere uma propriedade de retardamento da chama quando exposto ao fogo.
C2h2Cl Cloreto de vinila/Fórmula
O policloreto de vinila (também conhecido como cloreto de vinila ou policloreto de vinil; nome IUPAC policloroeteno) mais conhecido pelo acrónimo PVC (da sua designação em inglês Polyvinyl chloride) é um dos polímeros síntéticos de plástico mais produzidos no mundo, com uma vasta possibilidade de aplicações, ...
O gás cloro seco não ataca o PVC rígido à temperatura ambiente, porém é observado ataque no caso de exposição a este gás em temperaturas elevadas ou quando úmido. Bromo e flúor atacam o PVC rígido mesmo em baixas temperaturas.