A origem do nome é francesa. Vem de ragoût, que pode ser traduzido como ensopado ou "recuperar um sabor antigo". Mas foi na Itália que o ragu ganhou fama e espaço consagrado na gastronomia, passando a ser considerado um dos molhos mais nobres.
O termo ragu vem do francês ragoût e pode ser traduzido como ensopado. Na Itália, ele é um molho muito conhecido, feito com carne, vinho, legumes e extrato de tomate.
Aliás, "molho ao sugo" é uma sonora redundância, pois ao sugo já quer dizer molho de tomates. Que se diferencia do ragu, que é feito, na maioria das vezes, com carnes, que podem ser de boi, de porco, de cordeiro, e por aí vai. ... Em uma hora, uma hora e meia, o ragu costuma ficar no ponto.
Ragout ou ragù é um tradicional molho a base de carne cozida, uma tradição de origem italiana (porém, o nome ragoût é de origem francesa) usado na culinária brasileira, principalmente paulista de origem italiana.
RaguCategoriaCozidoPaísItáliaCriador(es)Alberto AlvisiIngrediente(s) principal(is)Carne Soja (substituto) Vegetais
Feito a partir de uma farinha fina de mandioca, o sagu é uma fécula que se assemelha à tapioca (só que vem em forma de grãos). Além de ser nutritivo e render ótimas receitas, o sagu é livre de glúten, sendo muito indicado para a dieta de celíacos.
Não se conhece ao certo a origem desta receita tradicional, mas sabe-se que este tipo de cozinhado é feito desde que surgiram as panelas para a cozedura das carnes. ...
É verdade: tudo indica que "o cozido à portuguesa" nasceu em Espanha, mais concretamente em Castela, e não em Portugal.
Sua origem é indígena. Os índios picavam e cozinhavam a mandioca. ... O processo de transformação da mandioca em bolinhas foi obra desenvolvida pelos descendentes de alemães da empresa Lorenz, ou seja, pelos irmãos Lorenz, no início do século XX.