[Brasil] Palmeira frutífera dos sertões, de cujo fruto se faz vinho.
, m. Bras. Palmeida fructífera dos sertões, de cujo fruto se faz vinho.
O tucumã é nativo do Amazonas, sendo comum em regiões descampadas, com solos pobres e degradados. Grande palmeira, estipe isolado, alcança de 10 a 15 metros de altura, sempre provida de espinhos longos e finos, dispostos na metade superior do tronco.
O tucumã (Astrocaryum vulgare), fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fibrosa, segundo Chaves (1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e 3 vezes superior a da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e alto teor de vitamina C, rivalizando com os ...
Os Kujubim vivem no sudoeste amazônico, no estado de Rondônia, fronteira com a Bolívia. São um dos muitos povos indígenas que se encontram na área denominada "Grande Rondônia", ainda pouquíssimo estudados ou mesmo conhecidos. Sua língua, kuyubi ou kaw tawo, pertence à família linguística txapakura.
Significado de Paneiro substantivo masculino Pequeno cesto de vime com duas asas. Banco nas pequenas embarcações, destinado aos passageiros. Espécie de carruagem.
A semente, um caroço duro e preto localizado no centro do fruto, é artesanalmente utilizada no preparo de anéis, brincos, pulseiras e colares, mas pode vir a ser uma promissora fonte energética sustentável para comunidades das regiões onde o tucumã floresce.
Características morfológicas: Árvore solitária e espinhenta, de 8-20 m de altura. tronco ereto, de 12-40 cm de diâmetro, entrenós visíveis e cobertos por espinhos negros de até 15 cm de comprimento. folhas distribuídas em número de 5-15 por coroa.
O tucumã é uma fruta da Amazônia que vem sendo utilizada para ajudar a prevenir e a tratar a diabetes, pois ela é rica em ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue.
Como consumir a tucumã É possível consumir a fruta naturalmente, em conserva ou compotas, na salada de frutas e mais. Também é possível fazer sucos, geleias, doces e vitaminas com ela. Além disso, ela pode fazer parte da fabricação de produtos de beleza, como cremes hidratantes, loções e máscaras de hidratação capilar.