Os vermes estão entre as principais causas para a "barriga d'água" em gatos. O Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, explica que vários parasitas podem contaminar os bichanos. Entretanto, dois se destacam por causar inchaço na região abdominal: a lombriga e a tênia.
Observe se estiver com: vermelhidão, hematomas, inchaço, corrimento ou abertura do corte. Se permanecer por mais de dois dias, leve ao médico veterinário. Mude a ração para "animal castrado". Evite brincadeiras com seu pet durante este período, deixe-o descansar.
Como diferentes doenças podem causar gases em gatos, o tratamento pode ser variado. Em alguns casos, um simples comprimido pode ser o suficiente. Porém, se o peludo estiver com um problema de saúde mais grave, o profissional poderá receitar terapias mais intensas, até mesmo envolvendo cirurgias.
A diarreia em gato tende a ser um dos sinais de que a barriga do felino está com vermes, por isso, se o pet usa a caixa de areia, verifique a situação das fezes do animal.
Entre sete e dez dias após castrar cachorro, o ideal é evitar que o pet faça atividades intensas, como passeios, correr, subir e descer escadas e pular. Atividades em excesso podem causar dor, sangramentos e inchaços.
Estresse: se o animal passou por algo estressante, como uma mudança, ele pode ter dor de barriga; Constipação: causada por desidratação, alimentação inadequada, tumor, fratura, ingestão de corpo estranho, tricobezoar (bola de pelos), entre outros, Pancreatite ou insuficiência pancreática.
. Fornecer medicação anti-gases (Luftal ou Simeticona gotas), começando 24 horas antes do exame, de 6 em 6 horas. Para animais até 10 kg, fornecer 2 ml e, acima de 10 kg, 3ml, via oral.
A causa mais comum para essa situação é a alimentação do animal. Isto é, quando os felinos consomem algum tipo de alimento que é mais difícil de ser digerido, ocorre a formação de gases no trato intestinal. Alguns exemplos são a soja, o leite, produtos derivados do leite ou dietas ricas em gordura.