Na maioria das vezes, o soluço é causado por uma irritação no nervo chamado frênico, que auxilia os movimentos do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, na respiração. A expiração do ar acontece quando o diafragma relaxa e, a inspiração, quando ele se contrai.
O álcool também pode provocar soluço, porque irrita o estômago e o esôfago, e tudo o que irrita ou distende o tubo digestivo desencadeia esse sintoma. O frio também pode contrair a musculatura do diafragma, principalmente em bebês e crianças.
O soluço é um reflexo involuntário que provoca inspirações rápidas e repentinas e, normalmente, acontece após comer muito ou muito rápido, pois a dilatação do estômago irrita o diafragma, que fica logo por cima, levando-o a contrair de forma repetida.
Infecções, como gastroenterites ou pneumonias; Inflamações respiratórias ou abdominais, como bronquite, esofagite, pericardite, colecistite, hepatites ou doença inflamatória intestinal; Cirurgias na região do tórax ou abdômen; Doenças cerebrais, como esclerose múltipla, meningite ou câncer no cérebro, por exemplo.
Fenômeno reflexo do organismo, o soluço não é por si uma condição fatal, de acordo com Vanessa Prado. "Pode acontecer de a pessoa se desesperar por estar soluçando. Daí ela – com dificuldade de respirar – resolve tomar água para ajudar a passar e o líquido vai parar no pulmão, o que pode matar.
Remédios de farmácia para soluço
2) Estimule a garganta tomando água gelada, fazendo um gargarejo ou mesmo comendo açúcar puro; 3) Faça pressão sobre os olhos para estimular o nervo vago; 4) Manipule o seu diafragma, fazendo flexões com as coxas sobre o tórax ou apoiando o tórax contra uma superfície.
A sua principal causa está ligada a uma irritação do chamado nervo frênico, responsável por acionar o diafragma durante todo o procedimento de respiração.