A hierarquia ajuda a organizar o trabalho Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos.
A hierarquia profissional consiste em ordenar diferentes níveis ou graus de poder existentes numa organização ou secção em que se estabeleçam relações entre superiores e subordinados.
A consequência de um ambiente de respeito e harmonia é o aumento considerável da produtividade. Quando se sentem respeitados, os profissionais que fazem parte da empresa passam a desempenhar suas atividades com muito mais dedicação e assertividade, o que impacta positivamente a entrega de suas demandas.
Ser cidadão é, também, conhecer nossos direitos e cumprir nossos deveres. Elas são as "regras do jogo" e existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. ... Ao obedecer às leis, contribuímos para um mundo mais justo para todos.
Em suma, o respeito às instituições, à autoridade, às normas, é a única via da harmonia social e a busca deste objetivo é dever de todos, dos que detêm o poder, exercendo-o corretamente, e da sociedade, cumprindo as regras escritas ou costumeiras.
O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.
No topo, está o presidente da empresa, seguido por uma divisão de superiores, líderes e colaboradores. Esse é o modelo tradicional, composto por diversos departamentos, facilitando a distribuição de tarefas e a definição de responsabilidades.