Foi no alto da montanha que ele recebeu a revelação de Deus, que depois transmitiu ao povo. ... Quer nos apresentar Jesus como o novo Moisés, como aquele que dá ao novo povo, representado pelos três discípulos, a nova lei, a revelação definitiva de Deus.
— O monte é como um refúgio para a gente. Jesus nos ensinou que locais como esses servem para nos fortalecer — conta Emiliano. Segundo a prefeitura, o local em Curicica é, como o Monte Escada de Jacó, um terreno público gerido com o auxílio de várias igrejas.
Peregrinação ocorre há mais de uma década em terreno adquirido pela CDHU. Fiéis de igrejas evangélicas de várias denominações têm subido o morro diariamente para orar na Fazenda do Carmo, Cidade Tiradentes (zona leste).
Segundo os estudiosos, o Monte Horebe é também chamado de "Monte Sinai", nome que os israelitas deram ao "Monte de Deus", onde Javé apareceu a Moisés e concluiu a sua aliança com Israel, entregando-lhes as "Tábuas da Lei" ou "Dez mandamentos".
Ao subirem o Monte Hermon, Pedro, João e Tiago Maior visualizam Jesus ao lado de Moisés e Elias. Eles ficam espantados ao ouvirem a voz do próprio Deus.
Monte Tabor Desde o século III, alguns cristãos identificam o Monte Tabor como sendo o local, inclusive Orígenes.
Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horebe, ou em árabe como Jebel Muça, que significa "Monte de Moisés") está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Monte Sinai Uma delas é o provável cenário em que Moisés recebeu as Tábuas da Lei, no Monte Sinai.
Moisés e Elias aparecem ao lado de Jesus durante a transfiguração - Novela Jesus.