Quando elevamos as pernas ou braços acima do coração, o sangue que é liquido escorre pelas veias com facilidade e a veia fica quase vazia. Liquido escore de um lugar mais elevado para um mais baixo. Assim acontece com o sangue. Isto acontece com todas as pessoas , não se preocupe.
Múltiplas punções para qualquer que seja o propósito pode causar inflamação (flebite) no vaso e com isso as veias tornam-se mais delgadas ("secas").
Podemos ter veias saltadas na testa (como a linda Angelina Jolie) nas mãos, pés e em qualquer região do corpo sem que isso tenha qualquer significado patológico. Aliás, podemos ter veias muito aparentes em pessoas claras ou de pele muito fina sem nenhum problema, são apenas veias aparentes.
As paredes finas da veia indicam aquela quando as associações de sangue dentro delas, elas esticam impropriamente. Isto faz com as aletas das válvulas separem, fazendo com que mesmo as válvulas normais tornem-se incompetentes, ou gotejantes.
As vezes por estresse desencadeado pelo medo da punção venosa, pode haver liberação de adrenalina na circulação e as veias ficarem menores por um determinado período. Chamamos este fenômeno de vasoconstrição. O frio também pode ajudar a diminuir o tamanho das veias.
Damasco, morango, tomate, ameixa e pêssego são alguns dos exemplos. Frutas vermelhas como amora, framboesa, uva e mirtila são alimentos que trazem alguns benefícios para a circulação. Sobretudo o último, pois fortalece as paredes das veias e dos capilares.
Veias são vasos que garantem o retorno do sangue dos tecidos periféricos para o coração. Diferenciam-se das artérias por apresentarem paredes mais finas e válvulas.
Possivelmente são varizes. Por definição, são veias dilatadas, que por isso podem ficar mais aparentes, sobretudo em pessoas de pele mais clara. É essencial uma avaliação. Existem veias bem visíveis que são normais, chamadas veias aparentes.
O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele. Ciência CiênciaPor que ficamos de ressaca? Quando a luz incide sobre o sangue, todas as cores do espectro luminoso são absorvidas por esse líquido, exceto o vermelho, o que faz com que ele tenha essa tonalidade a olho nu.