Ouça em voz altaPausarO teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar expirado pelo paciente, que fornece medidas diretas de parâmetros respiratórios, como a capacidade de consumo de oxigênio pelos pulmões (VO2), produção de gás carbônico, frequência respiratória e ...
Ouça em voz altaPausarA frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita. A previsão da frequência cardíaca é feita através da fórmula: FCMAXIMA PREDITA = 220 – idade (Desvio Padrão = 11 bpm).
Ouça em voz altaPausarA inclinação VE/VCO2 aumentada está relacionada à diminuição da capacidade de perfusão pulmonar e ao débito cardíaco, contribuindo com o valor do prognóstico na IC26. Além disso, é geralmente independente do esforço e representa as condições reflexas dos pacientes com IC22,27.
Ouça em voz altaPausarPara programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca. Para programar treinamento de atletas. Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar). Peso corporal acima de 160 quilos.
Ouça em voz altaPausarA avaliação cardiorrespiratória é um teste no qual se avalia a capacidade do paciente em se manter estável em atividades físicas de intensidade moderada a pesada por longos períodos.
Ouça em voz altaPausarEnfim, o teste ergométrico serve para avaliar a saúde e não o desempenho. Teste Ergoespirométrico – Permite avaliar o potencial aeróbio e identificar as zonas ideais para treinamento aeróbio leve, moderado e máximo.
Ouça em voz altaPausarDoutor, quais outros dados são avaliados no Teste Ergométrico? Além da Capacidade Funcional, Aptidão Cardiorrespiratória, Frequência Cardíaca são avaliados o comportamento da Pressão Arterial no esforço físico, o surgimento de sintomas, arritmias e sinais de isquemia miocárdica.
Ouça em voz altaPausarO equivalente de C02 (VE/VCO2- slope) é uma importante variável prognóstica e significa a quantidade de ar necessária por minuto exalada para eliminar um litro de CO2. Idealmente avaliado durante todo o esforço, sendo normal < 30 e relaciona-se com pior prognóstico quando está acima de 34.
Ouça em voz altaPausarEquivalente Respiratório de Oxigênio (VE/VO2) ou CO2:(VE/VCO2): Reflete quantos litros de ar por minuto são necessários e devem ser ventilados para consumir 100mL de O2 (normal: 2,3a 2,8L/100mL) ou para produzir em CO2.