Sempre, em suas estátuas e ilustrações, é representado segurando um bastão de ouro com duas cobras enroladas. Chamado de caduceu de Hermes, esse item representa o equilíbrio cósmico entre duas forças opostas, justamente porque as serpentes enroladas formam o símbolo do infinito.
Diante de toda essa mitologia, a cobra e visto como um símbolo de renascimento e fertilidade. Dessa forma, representa toda a capacidade do "renascimento" dos doentes. A simbologia também pode ser considerada um tanto contraditória, uma vez que ainda na mitologia grega, a cobra representa morte e destruição.
Mais precisamente, é o bastão de Esculápio, um bastão em torno do qual uma cobra é enrolada. Símbolo do deus da medicina Esculápio (ou Asclépio), tem o poder de curar todos os tipos de doenças, segundo a antiga tradição. Esculápio era possivelmente um médico renomado, tendo atuado na Grécia por volta de 1200 AEC.
Segundo a lenda, o caduceu tomou o formato conhecido quando foi lançado por Hermes entre duas serpentes que lutavam. Elas se entrelaçaram na haste como uma atitude amistosa entre forças diferentes. Esta figura representa o equilíbrio e o infinito.
"Durante a noite, ela fazia visitas aos feridos e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como 'a dama da lâmpada'. Por isso, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem", explica.
O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade.
Segundo definição do Conselho Federal de Enfermagem, a lâmpada representa o caminho e o ambiente; a cobra significa a magia, a alquimia. ... A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão.
O caduceu é a representação de duas serpentes enroscadas num bastão que termina com duas asas. ... A simbologia de Hermes foi transposta para o deus Mercúrio de Roma, onde o caduceu significava a moralidade e uma conduta correta.
Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: o bastão expressa o poder; as duas serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência; o elmo é emblemático de pensamentos elevados. O caduceu é, na atualidade, a insígnia do bispo católico ucraniano.