"No período menstrual ocorre liberação de prostaglandinas que provocam contrações do útero, que podem gerar cólicas e essas, por sua vez, podem irradiar para a região lombar".
Cálculo renal O cálculo renal ou a pedra nos rins é outra causa da dor nas costas. Chamada de cólica, ela é tão intensa que, em muitas situações, impede o movimento do paciente. Logo, ele não consegue caminhar e nem se mexer.
Algumas doenças e infecções podem irradiar a dor para esta região. As mais comuns incluem: infecção urinária e cólica de rim, por exemplo. A cólica renal começa na região lombar e se espalha até embaixo, já uma infecção urinária causa dor nas costas, mais vontade de ir ao banheiro e ardência na hora de fazer xixi.
A dor lombar é muito comum quando a menstruação está para chegar. Esse é um dos sinais da Tensão Pré-Menstrual, que se determina por uma série de sintomas que acontecem aproximadamente 10 dias antes do primeiro dia da menstruação.
A dor nas costas durante a menstruação é referida por muitas mulheres e não é um problema de saúde. Essa dor está relacionada a liberação de mediadores inflamatórios durante a menstruação. Outros problemas ortopédicos devem ser descartados para culparmos a menstruação como causa da dor.
Dores nas costas: ainda que não seja uma regra, algumas mulheres sentem dores nas costas logo na segunda semana de gravidez. Porém, esse é um sintoma mais característico das últimas semanas de gestação.
Você sabia que é normal sentir dor nas costas durante a menstruação? Isso mesmo! Além das cólicas e das emoções à flor da pele, a lombalgia - como é chamada cientificamente essa dor - também é um dos muitos sintomas do período menstrual¹.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
A dor surge por causa da prostaglandina, uma substância natural do organismo. Na tentativa de eliminar o endométrio (uma camada uterina que engrossa nas outras fases do ciclo e é expelida na menstruação), a prostaglandina provoca contrações no útero, que causam tanto as cólicas quanto a dor nas costas2,3.
Você sabia que é normal sentir dor nas costas durante a menstruação? Isso mesmo! Além das cólicas e das emoções à flor da pele, a lombalgia - como é chamada cientificamente essa dor - também é um dos muitos sintomas do período menstrual¹.