O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.
O rosa, variação mais clara do roxo, representa uma quebra na austeridade do Advento e da Quaresma, simbolizando uma alegria contida, podendo ser usada nos domingos Gaudete (III do Advento) e Lætare (IV da Quaresma), ocasiões em que também poderá ser utilizado o roxo.
O violeta ou roxo é a cor da Quaresma, do Advento, das festividades dos defuntos e da confissão, remetendo à dor, à reflexão e à penitência.
Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição. Tema Básico: esperança na ressurreição de toda forma de vida criada por Deus.
Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência. A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho.
Roxo. Conhecida como a cor da nobreza e realeza, o roxo também remete à sabedoria, calma e respeito. Por isso, é muito usada em SPAs, clínicas de estética, produtos de beleza e negócios que visam o bem-estar.
O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.
Os milhares de fiéis que acompanham todos os anos as celebrações da Festa da Penha no Espírito Santo já se acostumaram a ver a imagem de Nossa Senhora da Penha coberta por tecidos nas cores da bandeira do Espírito Santo: a veste rosa, o manto azul e o menino Jesus, no colo da padroeira, vestido com roupa branca.
Significado das CoresAzulVerdeAmareloRoxoRosaVermelhoLaranjaMarromCinzaBrancoPreto