Ou seja, os gatos têm um como que um scanner no céu da boca para analisar odores. E ele é especialmente útil para detectar ferormônios, como aqueles presentes na urina. Quando abrem a boca, portanto, os gatos estão permitindo que o ar com ferormônios chegue a esse órgão.
Quando abrem a boca, os gatos conseguem facilitar a passagem dos cheiros pelo órgão mencionado e, quando ele é mais expressivo, seus sinais acabam sendo mais exagerados, provocando a tal "careta".
Estes animais lançam feromonas detetáveis pelo olfato que permitem a um gato saber se o outro é macho ou fêmea, se está agressivo ou calmo, saudável ou doente, etc. É por isso que, quando dois gatos se encontram, cheiram-se logo.
Por exemplo, dois gatos que se conheçam numa situação amigável cumprimentam-se esfregando-se e cheirando o nariz um do outro. Na verdade, acredita-se que os gatos reconhecem-se pelo cheiro. De forma semelhante, os gatos também tocam com o nariz nas pessoas.
Se o animal apresenta esse sintoma, o ideal é levá-lo ao médico-veterinário. Os gatos costumam se lamber e ingerir pelos todos os dias, o que gera bolas de pelos. Então se a baba de gato aparecer logo depois dele soltar o excesso, não se preocupe, é uma reação normal do corpo.
Caso você encontre o gato com a boca aberta e ofegante, saiba que é preciso levá-lo ao médico-veterinário o quanto antes. Quando isso acontece, provavelmente é porque o ar inalado não está sendo suficiente. Por algum motivo, o animal está com dificuldade de levar a quantidade de ar necessária até os pulmões.
É que tudo aquilo que retém o nosso suor e fica em um ambiente quente e úmido acaba favorecendo a presença de bactérias, que deixam o odor mais concentrado, ou seja, mais rico para o olfato do felino doméstico.
Além disso, os bichanos que não são castrados e entram no cio exalam um cheiro muito forte para o olfato de outro gato, os famosos feromônios. Gatos machos podem detectar fêmeas no cio a metros de distância, mesmo que eles não tenham acesso a rua.