"O cérebro está se desenvolvendo rápido. ... Além disso, hoje sabemos que a região do cérebro conhecida como hipocampo é chave para codificar e armazenar a memória episódica, e o hipocampo não amadurece até uma fase posterior da infância. Tudo isso afeta a capacidade do cérebro de reter essas primeiras recordações.
Evite voltar em lugares que trouxeram dor para você. Por exemplo, você pode voltar à sua cidade natal para fazer de novo as coisas que costumava fazer e tentar recuperar suas memórias de infância. Use, por exemplo, cheiros familiares, seus brinquedos preferidos e fotos antigas para estimular sua memória.
É muito comum que esqueçamos de grandes pedaços de nossa infâncias, principalmente os mais tenros. Contudo, há de se ir a um psicólogo e realizar um acompanhamento para que se fale sobre esses períodos esquecidos, quais eram, se eram semelhantes, quando esqueceu, por que acha que esqueceu e etc.
Infância não tem "uma" lembrança, mas várias, que permanecem na memória por muito tempo....10 Coisas Que Fazem Lembrar A Infância
"A única maneira de distinguir uma memória verdadeira de uma falsa é ver como e quando a memória foi lembrada pela primeira vez — e mesmo isso não pode lhe dizer com certeza se algo é verdadeiro, falso ou mentira. Mas é uma abordagem muito melhor do que apenas usar seu pressentimento para decidir."
Jogos de estimulação cerebral como sudoku e palavras-cruzadas podem ser úteis. E também há o Lumosity, um conjunto de exercícios para fazer no computador ou no telefone criado por uma equipe de neurocientistas, que melhora a memória de 97% dos usuários com apenas dez horas de jogo.
Use a repetição.