Definimos por graça espiritual o favor imerecido pela humanidade, mas dado por Deus. Graça, como favor imerecido, é o fator revelador do amor de Deus por nós! Nesse sentido entendemos mais profundamente que a graça de Deus modifica a pessoa em sua essência. ...
"Obras da lei" significa LEGALISMO, definido como (1) o conjunto de regras criadas por homens sem respaldo nas Escrituras; ou (2) o pensamento de que alguém conseguirá obter a justificação perante o ETERNO mediante suas próprias forças no cumprimento dos mandamentos, sem depender da graça.
Lei bíblica refere-se aos aspectos por assim dizer "jurídicos", embora espirituais por natureza, no contexto da Bíblia Sagrada judaico-cristã, as escrituras sagradas do Judaísmo e do Cristianismo.
Não por obrigação, mas livremente, por GRAÇA e por FÉ. Tudo o que nos rodeia lembra DEUS, e que vivemos da e por sua GRAÇA. Por isso não precisamos mais realizar sacrifícios especiais para agradá-lo e para merecer a vida eterna, pois JESUS já pagou por tudo.
"Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3,24). O senso comum atribui à palavra Graça, um sentido de benefício, algo positivo que tenha sido recebido sem que haja custo financeiro ou que algum tipo de troca.
O conteúdo da Torá são os cinco livros de Moisés, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento e Novo Testamento como um todo. Segundo os Judeus, a Lei de Deus dada e promulgada sobre o monte Sinai através de Moisés é Una, Eterna e Imutável. ... Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá.
Mateus 5:18 diz "Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra." Este "i" é a tradução para o português de iota, a menor letra do alfabeto grego, da mesma forma que yodh (י) é a menor no alfabeto aramaico.