O controle de pragas quando feito de maneira regular ajuda a controlar os vetores. Menos insetos e roedores significa menos doenças e prejuízos.
Manter ralos e tampas de bueiros firmemente encaixados, limpos e fechados. Remover restos de construções, lixo, galhos, troncos e pedras. Manter os jardins limpos, aparando a vegetação excedente. Em local muito arborizado, fechar portas e janelas ao entardecer.
Movimente regularmente bancadas, geladeiras e móveis para realizar a limpeza de resíduos acumulados. Vedar as frestas e rachaduras no piso e na parede ajuda no controle de pragas, principalmente de baratas.
Segundo os especialistas, uma das medidas mais importantes de combate a essas pragas é em relação ao lixo - moscas, formigas, baratas e até roedores são atraídos pelo lixo exposto. Por isso, dentro de casa, é importante ter boas lixeiras de plástico e deixá-las sempre fechadas.
É importante ter um controle de pragas em restaurantes para evitar prejuízos. O controle de pragas em restaurantes é um serviço obrigatório, pois insetos e animais nocivos podem causar verdadeiros problemas para o negócio. As pragas urbanas são relacionadas com ambientes sujos e que negligenciam a manutenção.
O controle integrado de pragas é um conjunto de ações que previnem infestação por parasitas no ambiente. O processo vai muito além da aplicação de inseticidas, até porque esses produtos não resolvem o problema.
As mais comuns são:
Existem três estratégias básicas para o controle biológico de pragas: clássico (importação), onde um inimigo natural de uma praga é introduzido na esperança de conseguir controle; indutivo (aumento), no qual uma grande população de inimigos naturais são administrados para controle rápido de pragas; e inoculativo ( ...
A Anvisa determina que restaurantes, lanchonetes, refeitórios e similares adotem ações para impedir a proliferação de pragas. Tratam-se de medidas preventivas que incluem limpeza reforçada, bem como serviços profissionais de desinsetização e desratização.
As pragas e vetores são atraídos pelo acúmulo de lixo e por restos de alimentos e água. Assim, devemos manter uma higienização adequada dos locais de trabalho, remover o lixo frequentemente e armazenar os alimentos em embalagens e recipientes fechados.