Ao preparar o almoço ou o jantar, evite deixar muito perto e à disposição potes de sementes, como castanha-do-pará e de caju. As castanhas são fonte de gorduras insaturadas, substâncias muito saudáveis, mas que, se consumidas em excesso, podem engordar. A melhor hora para comer castanhas é no lanche da tarde.
Segundo a nutricionista Haline Dalgaard, a dica é fazer refeições com índice glicêmico baixo, ricas em fibras, sempre dando preferência aos alimentos na forma integral, evitando batata inglesa e preferindo inhame, aipim, batata-doce ou batata-baroa. Ainda entre os carboidratos, prefira grão-de-bico, ervilha e lentilha.
Café da manhã: refeição mais importante do dia.
Há um consenso mundial de que as principais refeições do dia são: café da manhã, almoço e jantar.
Nutricionista responde dúvidas sobre preparo de alimentos durante quarentena
7 formas de não beliscar entre as refeições
Muitas pessoas sentem uma necessidade quase que inevitável de finalizar as grandes refeições com um sabor adocicado, e para estes casos, frutas como melancia, manga, figo, banana entre outras são opções viáveis e muito recomendadas.
Uma fruta consumida logo após a refeição pode não ser digerida adequadamente e os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente. Deve esperar pelo menos 30 minutos entre uma refeição e comer fruta.