Cores e cheiros de flores fazem parte de uma estratégia de sobrevivência que se desenvolveu (e continua se desenvolvendo) em função da evolução! Flores perfumadas não existem por acaso! Elas emitem cheiros para atrair agentes polinizadores, como abelhas, mariposas, passarinhos e borboletas, dentre outros insetos.
A fantosmia é a percepção de odores sem que haja o estímulo, ou seja, é uma alucinação sensorial. Os cheiros variam de pessoa para pessoa, podem ser agradáveis ou não.
Já a flor é na verdade o nome do órgão reprodutivo dessas plantas. O cheiro exalado, que tanto pode ser aquele aroma bom de perfume como um odor bastante desagradável, é produzido pelas glândulas localizadas nas pétalas ou nas sépalas (outra região estrutural das flores).
Os participantes raramente se lembravam de haver sentido qualquer cheiro. Mas os especialistas concluíram que, quando o odor desagradável foi usado, o tipo de emoção vivenciada durante o sonho era predominantemente negativo. Sob o estímulo do odor agradável, quase todos os sonhos relatados tinham conotações positivas.
Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. ... Outro químico, a antocianina, é responsável pela produção de pétalas de flores coloridas como vermelho, rosa, azul e roxo.
Isso se deve ao fato de que a flor atua como uma forma de atração para os polinizadores, sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais. ... Isso se deve ao fato de que esses animais enxergam o ultravioleta. Além disso, elas preferem flores que possuem cheiro de alimentos em fermentação.
"As causas da percepção do odor fantasma não são compreendidas. A condição pode estar relacionada a células hiperativas sensíveis ao odor na cavidade nasal ou talvez um mau funcionamento na parte do cérebro que entende sinais de odor", diz Bainbridge.
A fantosmia, a pessoa sente o cheiro mesmo sem nada estar no ambiente. Na parosmia estava lá o café, por exemplo, que ela estava tentando sentir o cheiro. Na fantosmia, ela sente o cheio ruim ou diferente, mas não existe substância nenhuma ali perto que ela esteja sentindo o cheiro.
flor-cadáver Planta é conhecida por exalar cheiro de carne podre. Um exemplar da maior flor do mundo, conhecida como a "flor-cadáver", começou a florescer no domingo, no Jardim Botânico Nacional da Bélgica, um acontecimento raro que ocorre de forma inesperada pela terceira vez em cinco anos em Bruxelas.
A flor fedorenta, também chamada de arum gigante, ficou por lá, desconhecida, até ser descoberta por um italiano, Odoardo Beccari, há mais de 200 anos. Na Europa, ela passou a ser cultivada em estufas, e hoje em dia está em 76 jardins botânicos do mundo.