Tempo de vida após um limite, geralmente o diagnóstico de doença terminal (ex.: aumento da sobrevida de doentes oncológicos).
A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de uma paciente. A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença.
"Uma célula maligna leva de sete a dez anos para se tornar um carcinoma com 1 centímetro de diâmetro", diz o mastologista Mário Mourão Netto. Esse é o tamanho mínimo do tumor que o auto-exame das mamas ou o exame clínico, realizado pelo médico, consegue detectar.
"O câncer de mama do tipo HER-2 adequadamente tratado pode levar a um tempo médio de 5 anos, o tumor com receptores hormonais também tem um bom tempo de sobrevida e o câncer triplo negativo, que não tem a proteína HER-2 nem os receptores hormonais, tem menor sobrevida", explica o oncologista.
Os resultados do estudo mostram, no entanto, que para nove tipos de câncer, a média de sobrevida ainda é de três anos ou menos. Nas últimas quatro décadas, houve pouca melhoria na sobrevida de pacientes com canceres do pulmão, cérebro e pâncreas.
Sobrevida livre de doença: Período em que não se detectam sinais nem sintomas da doença após um tratamento curativo. Sobrevida livre de progressão: Período após um tratamento que não conseguiu eliminar a doença durante o qual o câncer permanece estável, não progride.
Sinais e Sintomas do Câncer de Mama