Tire da cabeça essa ideia absurda de gravidade zero, pois não existe lugar no Universo onde você possa se esconder dessa força. Segundo a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, a própria estrutura do espaço é determinada pela gravidade que todos os corpos exercem uns sobre os outros.
Comparação da força da gravidade no Sistema SolarNomeComparação com a TerraAceleração da gravidadeTerra19,807 m/s²Lua0,171,622 m/s²Marte0,383,711 m/s²Júpiter2,5224,79 m/s²
A gravidade representa a atração mútua entre dois objetos e a força dessa atração depende da massa e da distância entre os objetos. ... A maior massa leva a uma maior atração gravitacional. Em contraste, uma maior distância leva a uma diminuição da atração gravitacional.
Girar a nave – quando você pega um elevador, sente a pressão quando o elevador sobe e, quando ele desce, se sente "solto" no ar, mesmo que por poucos instantes. Isso significa que a aceleração constante pode simular o efeito da gravidade.
Cavendish Cavendish descobriu que, assim como a força elétrica, a força gravitacional depende das massas (M) dos corpos que estão sendo forçados mutuamente, de uma constante conhecida como constante gravitacional (G) e do inverso do quadrado da distância (d) entre eles .
Genericamente, a força gravitacional é igual a zero em qualquer lugar de um planeta esférico simétrico e oco, de acordo com o Teorema de Shell.
O que é a microgravidade. O ambiente espacial é único devido ao vácuo, radiação de alta energia proveniente do Sol e de outras fontes cósmicas, e da aparente ausência de efeitos gravitacionais.
Genericamente, a força gravitacional é igual a zero em qualquer lugar de um planeta esférico simétrico e oco, de acordo com o Teorema de Shell.
No caso das naves espaciais, verifica-se em órbitas terrestres circulares situadas a uma altitude de 500 km, em que este estado é permanente.
Descobrimos que a gravidade terrestre lá na ISS mede gh = 8,7 m/s², ou seja, muito longe de ser nula. Acima de 100 km já podemos considerar que é espaço. Logo, no espaço, e na ISS, tem gravidade sim! Esse papo de gravidade zero no espaço é a maior roubada científica!