O condicionamento de ar é o processo de tratamento do ar interior em espaços fechados. Esse tratamento consiste em regular a qualidade do ar interior, no que diz respeito às suas condições de temperatura, umidade, limpeza e movimento.
A sigla HVAC: Heating, Ventilating and Air Conditioning, que em português foi traduzida para: AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, refere-se à funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização. ... A inclusão do "R", como 4ª sigla: HVAC-R ou AVAC-R, diz respeito à função de Refrigeração.
A refrigeração consiste no processo de remoção de calor de um espaço fechado ou de uma substância, movendo-o para um local onde o mesmo não seja problemático. ... Os principais fins desta tecnologia são o de baixar a temperatura do espaço ou substância a refrigerar e o de manter essa baixa temperatura.
Um sistema de climatização consiste em um condicionamento de ar de um ambiente e pode ter diferentes funções: aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.
O funcionamento do ciclo de condicionamento do ar Todo ciclo de ar usa um ventilador, o equipamento que aciona ou impele o ar através do ciclo. O ventilador, mostrado na figura ao lado, impele ou envia o ar através de um duto o qual é conectado a aberturas de entrada, localizadas no ambiente que deve ser condicionado.
No duto, um aparelho usa vários tubos pra mandar o ar frio pra muitos espaços. Por isso, ele precisa de um sistema de ventilação super potente que, além de resfriar o ar, força ele pra diferentes direções com pressão. Assim, fica garantido que todos os ambientes vão ficar geladinhos por igual!
Normalmente, é provocada pelo aquecimento do ar em contato com o solo. Assim, quando uma massa de ar é aquecida, ela se torna menos densa e é direcionada para cima. Então, o ar mais frio que está logo acima, desce. Consequentemente, há um fluxo constante que movimenta o calor pelo ambiente.
Quais são os 11 tipos de ar condicionado?
A função do compressor é comprimir o fluido refrigerante, sempre no estado físico de vapor, elevando a pressão do fluido. Em um ciclo ideal, a compressão é considerada adiabática reversível (isoentrópica), ou seja, desprezam-se as perdas.
CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO MECÂNICA DE VAPOR O fluido, ao liberar energia, passa do estado de vapor superaquecido para líquido (condensação) e finalmente entra no dispositivo de expansão, onde tem sua pressão reduzida, para novamente ingressar no evaporador e repetir-se assim o ciclo (FERRAZ, 2008).