A planta nasce igual às pessoas e os animais, através de uma sementinha, só que essa sementinha a gente consegue ver e até plantar no chão para observar ela nascer, crescer e finalizar seu ciclo.
Uma flor considerada completa é dividida em: pedúnculo e verticilos florais (androceu, gineceu, cálice e corola). Conheça melhor cada uma destas partes.
A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e, por isso, são chamadas de flores completas. Mas há outras flores que possuem um ou mais verticilos ausentes e, por isso, são chamadas de flores incompletas.
O conjunto de pistilos forma o gineceu. Os carpelos podem ser diferenciados em três partes: estigma, estilete e ovário — no estigma o pólen é depositado, pelo estilete o tubo polínico cresce, e no ovário estão os óvulos.
Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sepalas, a corola, constituídas pelas pétalas, androceu constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos.
Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos.
Corola: Conjunto de pétalas; Androceu: Órgão reprodutor masculino; Gineceu: Órgão reprodutor feminino.
O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).
1. Em relação ao número de verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu): Completa: apresenta os quatro verticilos florais; Incompleta: falta algum dos quatro verticilos florais.
Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos.