Com o exame de ultrassonografia da parede abdominal além de hérnias abdominais e inguinais, podemos estudar nódulos, tumores e abcessos na parede abdominal. Calcificações, inflamações e edemas nos músculos, também visualizados com a ultrassonografia da parede abdominal.
A ecografia abdominal é um exame que permite avaliar os principais órgãos da região superior do abdómen. O abdómen contém várias estruturas e corresponde à região anatómica vulgarmente conhecido por "barriga". A ecografia ou ultrassonografia usa os ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo.
A Ultrassonografia da Tireoide serve para o estudo de nódulos na tireoide. Com a Ultrassonografia da Tireoide é possível medir o tamanho exato e a localização de nódulos que são sentidos através da pele, e podem ser detectados novos nódulos não percebidos à palpação da tireoide.
As centrais de regulação do SUS funcionam através de softwares que procuram proporcionar o agendamento on-line de consultas médicas e procedimentos especializados em um determinado município que necessita referenciar pacientes entre os diversos níveis de atenção.
A Ultrassonografia de Parede Abdominal é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões da parede abdominal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
A tomografia abdominal tem inúmeras indicações, como lesões no abdômen, suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal. Quando a suspeita é de um trauma no abdômen, os médicos buscam por líquidos ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos.
O ultrassom de tireoide é recomendado quando há qualquer tipo de crescimento anormal. O exame também é recomendado quando há doença hormonal como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, casos de câncer de tireoide na família, presença de nódulos que sejam visíveis ou detectados ao toque.
Um ultrassom de tireoide é feito geralmente quando existe um crescimento anormal desta glândula. O exame pode ajudar no diagnóstico diferencial entre uma cavidade contendo líquido (cisto) e tecido anormal que pode ou não pode ser cancerígeno (um tumor).
A Central de Regulação integra rede de hospitais de diferentes áreas do Estado, que possuem diferentes serviços para a área de saúde, como realização de exames e leitos em UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo). As atividades e modo de atuação foram explicados ao longo do encontro.