O Princípio da Incerteza é um dos conceitos primordiais no estudo da física quântica. De acordo com esse princípio, não há como determinar com precisão as partículas quânticas, ou seja, o comportamento de grandezas como átomos e moléculas, quando estudadas em sistemas de escalas reduzidas.
No final da década de 1920, Heisenberg formulou o chamado princípio da incerteza. De acordo com esse princípio, não podemos determinar com precisão e simultaneamente a posição e o momento de uma partícula.
ΔQ é a incerteza sobre a quantidade de movimento da partícula, que pode ser calculada efetuando-se a multiplicação da massa pela variação da velocidade (ΔQ = m · Δv).
Em 1927, Heisenberg publica seu "Princípio da Incerteza", que afirma que a posição exata de um elétron dentro do núcleo atômico em um dado momento não poderia ser determinada com certeza, mas apenas ser calculada estatisticamente dentro de uma certa probabilidade. Sua descoberta foi fundamental para a física quântica.
O princípio da incerteza de Heisenberg consiste num enunciado da mecânica quântica, formulado inicialmente em 1927 por Werner Heisenberg, impondo restrições à precisão com que se podem efetuar medidas simultâneas de uma classe de pares de observáveis em nível subatômico (Wikipédia).
O princípio de incerteza contradiz a ideia de Bohr de que os elétrons existam em órbitas específicas, com velocidade e raio conhecidos. Na verdade, podemos apenas calcular probabilidades de encontrar os elétrons em uma determinada região do espaço ao redor do núcleo.
O princípio da incerteza de Heisenberg diz que não é possível determinar simultaneamente com a mesma precisão a velocidade e a posição de um elétron de determinado átomo.
O princípio de incerteza de Heisenberg é um dos pilares conceituais da física quântica. De acordo com esse princípio, em sistemas de escalas reduzidas, como nos átomos e moléculas, grandezas relacionadas, tais como quantidade de movimento e posição, não podem ser medidas simultaneamente com exatidão.
O apelido de Walter White, Heisenberg, é uma homenagem a Werner Heisenberg que criou o princípio da incerteza, que estabelece que seja impossível determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron ou qualquer outra partícula com certeza.