A descoberta do méson pi foi um passo fundamental na compreensão do mundo sub-atômico. ... Ele sugeriu a existência de uma partícula ainda desconhecida, com uma massa cerca de 200 vezes maior do que a do elétron, que poderia ser emitida e absorvida por prótons e nêutrons.
O méson ou mesão é uma partícula subatômica (um hádron) composta por um quark e por um antiquark de carga de cor oposta. ... A maior parte da massa de um méson provém da energia de ligação e não da soma das massas dos seus componentes.
Com apenas 23 anos, ao lado do cientista inglês Cecil Frank Powell e o italiano Giuseppe Occhialini, descobriu uma partícula no interior do núcleo atômico que garante a coesão do átomo: o méson pi. Filho de imigrantes italianos, Lattes nasceu em 1924, na cidade de Curitiba.
A troca dessa partícula entre os constituintes do núcleo atômico produziria uma atração entre eles, de curto alcance, que poderia explicar a estabilidade nuclear. Por ter uma massa intermediária entre a do elétron e a do próton, recebeu o nome de "méson".
Bárions e mésons pertencem à família dos hádrons, que são as partículas constituídas por quarks. ... Como todas as partículas constituídas por quarks, os bárions interagem por meio da força forte, enquanto que os léptons, que não são constituídos por quarks, não participam desse tipo de interação.
Bóson é uma partícula cujo nome é também derivada do nome de um outro físico, o indiano Satyendra Nath Bose, contemporâneo e amigo de Einstein. O sufixo grego "-on" é acrescentado ao nome de todas as partículas descobertas, uma convenção aceita desde o século passado.
O Modelo-Padrão é o nome dado a uma teoria física de 1970 que descreve as partículas elementares e a forma como elas interagem entre si. Esse modelo incorpora todas as partículas subatômicas conhecidas e sua adição mais recente ocorreu em 2012, com a confirmação experimental da existência do Bóson de Higgs.
Bárions e mésons pertencem à família dos hádrons, que são as partículas constituídas por quarks. ... Os bárions mais conhecidos são os prótons e os nêutrons, que compõem a maior parte da massa da matéria visível no universo. Os elétrons, que também são componentes importantes do átomo, são léptons.
César Lattes (1924-2005) foi um cientista brasileiro. Descobriu junto com outros pesquisadores a partícula atômica "méson pi". Estudou física e matemática na Universidade de São Paulo.
Curitiba, Paraná César Lattes/Local de nascimento