Designação dada à pátria, numa perspectiva feminina ou feminista.
Caetano inverte a ordem e termina querendo que a língua não seja nem "pátria" (que vem de "pater", "patris" -"pai"), nem "mátria" (termo criado por ele e que vem da raiz de "mãe"), mas "frátria", ou seja, elemento que una fraternalmente.
Essa questão se tornou popular no Brasil a partir de dois versos da canção "Língua", de Caetano Veloso, a saber: "Se você tem uma idéia incrível é melhor fazer uma canção/ Está provado que só é possível filosofar em alemão". ... Esse verso vale no poema pelo efeito que causa: pouco importa que seja verdadeiro ou falso.
substantivo feminino [Jurídico] Crime de lesa-pátria, crime que tem como objetivo lesar, prejudicar a pátria; atentado contra a pátria ou qualquer ato considerado traição à pátria, ao poder do Estado: perdoar dívidas externas de países em conflitos armados pode ser considerado uma lesa-pátria.
O que quer, o que pode esta língua?, perguntou Caetano Veloso numa canção dos anos 1980. ... Wisnik e Nestrovski como que demarcam o caráter literário da canção brasileira, legítima fundadora da língua nacional.
O que quer, o que pode esta língua?, perguntou Caetano Veloso numa canção dos anos 1980. ... Na tradição da megalomania brasileira, respondo: é como se essas perguntas afirmassem que podemos tudo. Wisnik e Nestrovski como que demarcam o caráter literário da canção brasileira, legítima fundadora da língua nacional.
07 – Que reflexão faz Caetano nessa canção? Reflete sua preocupação com o uso da língua, que deve ser feito a partir de cidadãos críticos, sabendo discernir o que é o bom uso, do que é mera cópia, e que por isso, não constrói sentidos.