O exFAT surgiu apenas em 2006 e foi adicionado ao Windows XP e Windows Vista por meio de atualizações. É um sistema de arquivos otimizado para pen drives, feito para ser eficiente como o FAT32, mas sem limitações com o tamanho dos arquivos. ... O sistema é compatível com diversos dispositivos e sistemas operacionais.
O que é exFAT ExFat é o que chamamos de uma FAT de 64 bits. Ela é muito mais veloz que a FAT32 que já conhecemos. É ideal para pen-drives que serão usados com grandes arquivos, ou mesmo HD's em que a velocidade de acesso é essencial e não se precisa dos recursos de segurança e journaling do NTFS.
Tamanhos de cluster padrão para exFATTamanho do volumeWindows 7, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2008, Windows Vista, Windows Server 2003, Windows XP7 MB-256 MB4 KB256 MB-32 GB32 KB32 GB-256 TB128 KB> 256 TBNão há suporte
O Windows usa NTFS para a unidade do sistema e, por padrão, para a maioria das unidades não removíveis. O FAT32 é um sistema de arquivos mais antigo que não é tão eficiente quanto o NTFS e não suporta um conjunto tão grande de recursos, mas oferece maior compatibilidade com outros sistemas operacionais.
Na verdade, é fácil alterar o exFAT para NTFS. Como você não pode converter exFAT em NTFS sem perda de dados no Windows 10/8/7, a única maneira de fazer isso é realizando um backup de arquivos em outra unidade e formatando o exFAT em FAT32.
Basicamente, o tamanho da unidade de alocação é o tamanho do bloco no disco rígido quando formata o NFTS. Se você tiver muitos arquivos pequenos, é uma boa idéia manter o tamanho da alocação pequeno, para que seu espaço no disco rígido não seja desperdiçado.
Por exemplo em unidades flash USB de 500 MB, selecione 512 bytes (FAT32) ou 32 kilobytes (FAT), enquanto num disco rígido externo de 1TB, o mais indicado fica em 64 kilobytes (NTFS).