Extensão vocal: é a quantidade de notas, da mais grave até a mais aguda, que uma pessoa consegue emitir, independente da qualidade e do esforço da emissão. ... Tessitura: é o conjunto de notas que uma pessoa consegue emitir de forma confortável e com boa qualidade.
Em outras palavras, uma extensão vocal será definida como o intervalo que você consegue cantar sem dificuldades. Por exemplo, se você conseguir imitar/reproduzir o mesmo som das notas A1 até A3 sem dificuldades, significa que sua extensão vocal é barítono.
Você pode, assim, determinar o número de oitavas no seu alcance vocal dividindo o número total de notas entre o seu mais agudo e o seu mais grave em conjuntos de sete. Por exemplo, se a sua nota mais grave é um E2 e a mais aguda é um E4, a sua extensão cobre duas oitavas.
- Barítono (vozes médias masculinas): timbre mais pesado que o tenor, alcança graves bem definidos e agudos mais incorporados; - Baixo (vozes graves masculinas): essa extensão vocal é capaz de desenvolver profundas sonoridades e é uma voz muito comum no Leste Europeu.
Que apresenta características sexuais ambíguas. 3. Que ou quem não tem características marcadamente femininas nem marcadamente masculinas, ou tem características consideradas do sexo oposto.
A Q é uma das primeiras vozes criadas digitalmente em que é impossível distinguir o género.
Extensão vocal refere-se ao conjunto de todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação. ... Sendo assim, um cantor poderá articular notas fora de sua tessitura mas jamais realizará notas fora de sua extensão vocal.
Contralto A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.