As Suturas PROLENE são indicadas para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral, incluindo uso em procedimentos cardiovasculares, oftálmicos e neurológicos.
A sutura de Polipropileno é uma sutura cirúrgica do tipo não absorvível de origem sintética, monofilamentar, superfície com lubrificante natural, alta resistência tênsil, com o mínimo de reação tissular e ótimo deslizamento nos tecidos. Apresenta-se na coloração azul, providas ou não de agulhas cirúrgicas de aço inox.
Os fios de sutura são utilizados para selar vasos sanguíneos e ligar tecidos. Sua principal função é auxiliar na cicatrização de ferimentos e em incisões cirúrgicas. Essa técnica é utilizada há mais de 4 mil anos — antigamente, os materiais disponíveis incluíam fibra de linho, filamento de seda e até pelo de camelo.
Tipos de fios de sutura
Os fios de suturas são materiais utilizados para unir a pele, fechar músculos e selar vasos sanguíneos. Eles surgiram e foram sendo desenvolvidos ao longo dos séculos em função da crescente necessidade de fechar feridas, controlar hemorragias e ajudar no processo de cicatrização de machucados e incisões.
nylon Por exemplo, os fios de sutura tradicionalmente usados em odontologia são o nylon, o algodão e o categute, e todos são 3.0 embora seus diâmetros sejam diferentes (TOLOSA 1985, HERING 1993).
Vicryl® - foi o segundo fio sintético e absorvível produzido. É constituído pela união de 2 polímeros, ácido láctico e ácido glicólico, revestidos por poliglactina 370 e estearato de cálcio. Trata-se de um fio com força tênsil de 28 a 35 dias e absorção previsível em 56 a 70 dias.
fio multifilamentar permite passagem de líquidos e bactérias entre os filamentos. em ambientes infectados, ou seja, em feridas de grau 2 ou 3, deve-se usar fio não absorvível (nylon), para reagir (sucumbir) ao pH ácido do ambiente infeccionado.
Eles tanto podem ser fabricados com materiais de origem natural – algodão, seda e linho – quanto com aqueles de origem sintética – derivados de petróleo como polietileno, propileno, náilon e poliéster, e até aço inoxidável.
Fios cirúrgicos absorvíveis biológicos: Podem ser simples ou cromados; o simples apresenta absorção mais rápida, cerca de 8 dias, enquanto o cromado leva em torno de 20 dias para ser absorvido. O cromado é indicado para tecidos de cicatrização mais demorada.