O RCQ é excelente para identificar doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, pois leva em consideração a localização da gordura no corpo, as gorduras localizadas principalmente na região abdominal ao redor da cintura fazem com que a pessoa seja mais propensa a desenvolver problemas de saúde do que se a maior ...
A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida da distribuição de gordura na região da cintura. Os altos valores desse índice podem estar relacionados com uma maior predisposição a doenças crônicas.
Ambos os testes IMC e RCQ são utilizados para determinar a quantidade de gordura corporal e a sensibilidade de cada um é determinada pela sua capacidade de detectar a doença, ou seja, através da utilização dos métodos IMC e RCQ pode se determinar qual dos dois tem maior capacidade de se correlacionar com HAS, ...
A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida direta da distribuição de gordura na região da cintura, indicando a adiposidade visceral. Valores elevados podem estar relacionados com maior predisposição a doenças crônicas.
Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo. Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).
Variáveis antropométricas: IMC – peso em quilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado (kg/m2); CA – em centímetros; RCQ – circunferência abdominal dividida pela circunferência do quadril. O IMC, a CA e a RCQ foram analisados como variáveis categóricas estratificadas por quartis.
Para avaliar a distribuição de gordura corpórea, estudos epidemiológicos utilizam, desde a década de 70, a relação cintura-quadril (RCQ), obtida pela divisão dos perímetros da cintura (cm) e do quadril (cm).