O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende a fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. (ex. éter). São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração, tendo a mesma função dos carboidratos: fornecer energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem.
O extrato etéreo é definido como a soma das substâncias extraídas pelo éter. Nesta determinação o éter é aquecido, volatizado e condensado, caindo sobre a amostra (Islabão, 1986). O método está baseado em três fases: A) Extração da gordura da amostra do alimento com solvente; B)
A avaliação da qualidade nutricional dos alimentos é determinada pela análise de sua composição quími- ca. ... A determinação de lipídeos em alimentos também é denominada determinação de extrato etéreo e é fundamentada no método de extração com solventes orgânicos (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).
O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende na fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno). ... O EE faz parte dos compostos não-nitrogenados presentes na matéria orgânica da MS dos alimentos, juntamente com os carboidratos.
O extrato de Yucca schidigera é um aditivo extensamente utilizado em nutrição de cães e gatos, pois atua auxiliando na redução do odor das fezes.
MF – Matéria Fibrosa: Expressa em porcentagem a quantidade máxima de fibra da ração. Pode ser maior em rações específicas, como para animais obesos.
Denomina-se como fibra em detergente neutro (FDN) a parede celular, a porção da forragem insolúvel em detergente neutro, que é basicamente constituída de celulose, hemicelulose, liqnina, proteína lignificada e sílica.
O extrator Soxhlet faz parte das vidrarias para laboratório e foi criado para a extração de lipídios e outras substâncias sólidas que são insolúveis em água, mas solúveis em compostos orgânicos. ... A extração acontece com o uso de solvente que fica no balão e é aquecido com o auxílio de uma manta aquecedora.
A determinação dos lipídeos totais foi realizada pelo método rápido de extração e purificação proposto por BLIGH e DYER (1959), que se baseia na separação da gordura da amostra (3g), por adição de clorofórmio, metanol e água destilada, seguido de centrifugação.
O teor de fibra em detergente neutro (FDN) é normalmente utilizado para cálculo do consumo de forragens (WALDO, 1986). No entanto, o teor de fibra em detergente ácido (FDA) e lignina tem sido mais utilizado para cálculo da digestibilidade dos alimentos volumosos, principalmente de gramíneas (HARLAN et al., 1991).