Caso o Brasil holandês tivesse continuado, e se expandido por todo o nosso território atual, talvez tivéssemos virado um Suriname gigante. O menor país da América do Sul, e único a ter holandês como língua oficial, fica encravado entre as guianas, fazendo fronteira com o Amapá e o Pará, e tem apenas 575 mil habitantes.
Escritora holandesa, falando sobre o Brasil. Texto bárbaro. "Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.
O que se tem de herança são os traçados das ruas, a inspiração arquitetônica de prédios compridos e estreitos, além da disposição das edificações, a mesma desde o período do governo do conde Maurício de Nassau. É como se a Mauristadt (nome dado à capital pernambucana na época) estivesse debaixo da cidade contemporânea.
No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado "Novo Mundo" (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Logo, os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de "selvagens".
A nossa língua oficial seria o Inglês. O português seria trocado por uma das línguas estrangeiras mais faladas no mundo. O Brasil poderia ter os seus "Neymares, Gabigols, Ronaldinhos e Pelés" só que de outro tipo de esporte, o Rugby. Poderíamos ser lembrados como o país do futebol e também do Rugby.
"Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor", afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.
Ela pontuou que a língua é viva e, como no Brasil, novas palavras e expressões surgiram na Holanda desde a imigração dos primeiros holandeses mas, ainda hoje, Holambra recebe muitos imigrantes. "Os descendentes dos imigrantes se misturam cada vez mais com os brasileiros. Eles são brasileiros na verdade.
Um grupo de aproximadamente 500 imigrantes neerlandeses, oriundos da província Brabante do Norte, imigram para o Brasil e fixam-se na antiga fazenda Ribeirão em São Paulo. Lá os imigrantes neerlandeses fundam em 14 de julho de 1948 a colônia Holambra I e a Cooperativa Agro Pecuária Holambra.
Holandeses. Sua influência é devida às invasões no período colonial. Os Holandeses deixaram sua influência na literatura de cordel, nas blasfêmias no folclore do açúcar, em elementos de confeitaria e laticínios.
Ainda hoje, muitos pernambucanos mantêm uma paixão platônica pelos holandeses e acreditam que o estado viveria dias melhores se os neerlandeses não tivessem sido expulsos. ... Dos prédios que compõem o centro histórico do Recife hoje, nenhum foi originalmente construído no período de domínio holandês.