A determinação das mucoproteínas em amostras de sangue é útil na avaliação de processos inflamatórios. As mucoproteínas (seromucóides) são separadas das proteínas coaguláveis pelo calor por precipitação seletiva com solução de ácido perclórico.
As mucoproteínas são uma fração heterogênea de glicoproteínas solúveis que podem ser separadas por eletroforese em 5 subfrações, conhecidas pelo nome genérico de proteínas de fase aguda. Por definição, proteína de fase aguda é aquela cuja concentração aumenta ou diminui em resposta ao estímulo inflamatório.
Uso: monitoramento de processos inflamatórios em geral. A alfa 1 glicoproteína ácida é um marcador de fase aguda, sendo também o principal componente da mucoproteína de Winzler. Embora o fígado seja apontado como local exclusivo de síntese, alguns tumores podem produzir esta proteína.
Uma glicoproteína é um composto que contém carboidrato (ou glicano) ligado covalentemente à proteína. O carboidrato pode estar na forma de um monossacarídeo, dissacarídeo(s), oligossacarídeos, polissacarídeos ou seus derivados (por exemplo, substituídos com sulfo ou fosfo).
O nível da proteína é medido através de um exame de sangue comum, com o objetivo de avaliar a possibilidade de uma infecção, inflamação, risco de doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças reumáticas, traumatismos e outras condições sérias.
O resultado do exame de eletroforese de proteínas deve ser interpretado pelo médico, que avalia o valor absoluto e relativo das proteínas, além do gráfico que é liberado no laudo.
Monitoramento de processos inflamatórios em geral. Valores aumentados: atividade inflamatória de origem infecciosa, autoimune, neoplásica. ... Valores diminuídos: desnutrição, hepatopatias graves, gravidez, enteropatia com perda protéica.
As glicoproteínas são proteínas que contêm cadeias de oligossacarídeos (glicanos) covalentemente ligados a cadeias laterais de polipeptídeos. ... É um exemplo de célula rica em glicoproteína a célula caliciforme, amplamente distribuída por diversas mucosas do organismo.
A diminuição da Alfa-1 Glicoproteína Ácida é encontrada em doenças hepáticas crônicas, síndrome nefrótica, gravidez, administração de estrógenos, perdas protéicas gastrointestinais e na infância.
As glicoproteína são proteínas que contêm os glycans anexados às correntes laterais do ácido aminado. Glycans é correntes do oligosaccharide; quais são polímeros do sacárido, aquele pode anexar aos lipidos (glycolipids) ou aos ácidos aminados (glicoproteína).