Ikú cumpre rigorosamente sua função e somente aqueles que conhecem os omo-odús de Oyekú Mejí, poderá conversar com a morte, e por um breve tempo. Somente através do Imolê Exú e num determinado Odú é e que se faz oferendas a Ikú, estabelecendo pactos e acordos com Ikú para adiar e afastar a morte, aliado aos bons ebós.
Rel No candomblé, dança das filhas de santo com gestual de braços e dedos unidos.
Diz um itan dos povos Iorubas que os únicos que conseguiram enganar a morte foram duas crianças, os Ibejis. ... Diz a lenda que Iku decepava antes da hora a vida das pessoas de uma aldeia, para dar fim a tal ameaça, os Ibejis foram invocados pelo oráculo de Ifá da região.
O Axexê é uma cerimônia ritual fúnebre cele brada para uma pessoa importante da comunidade religiosa, chefe, filho-de-santo ou ogã.
Nanã Nanã, a Orixá da morte, velha senhora, dona dos pântanos | Orixá, Velhas senhoras, Orixas.
Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai. ... Ou seja, o ebo é um ritual poderoso e importante dentro do Candomblé e também culto a Ifá.
=PERSEGUIÇÃO DE EGUN Acenda uma vela quando fizer sete horas que você colocou as pétalas de molho. Após completar as nove horas lave o rosto com a água das flores . Mantenha sempre os olhos abertos. Pegue as pétalas e a água e jogue no meio fio da rua.Se a vela estiver apagada jogue as sobras dela também.
No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã.