Atualmente, ele é usado na culinária para dar um tom avermelhado às receitas, além de ajudar a ressaltar o sabor das carnes, tanto vermelha quanto branca. Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar por ter sabor suave.
Conhecido também como colorífico, falso açafrão ou pó de urucum, o colorau é um condimento alimentar produzido a partir da trituração das sementes do urucuzeiro, uma árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
Hoje, o tempero (também chamado de colorau) também é comum nas receitas da Europa, como substituto aos corantes químicos que foram proibidos. Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. ... Mas também pode ser usado apenas para dar um tom avermelhado a uma receita.
Colorau ou colorífico é nome genérico para condimentos ou especiarias de cor avermelhada de origem vegetal, usados para modificar a cor de alimentos.
O urucum é rico em cálcio, magnésio e fósforo que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.
- Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - Coloque as sementes em uma chaleira com água fervente.
A páprica existe na versão defumada, já o colorau não. ... No preparo dos pratos, a páprica cai bem em carnes, frangos, peixes, arroz, os vários tipos de batata e nas massas. O colorau é usado praticamente nos mesmos pratos e também tem o gosto suave – como o da páprica doce.
Em cultura lusófona, chama-se ainda açafroa e também colorau (forma imprópria, a designar especificamente o condimento, também o corante, preparados à base de sementes do urucu trituradas ao pó, puras e/ou misturadas a outras).
O colorau pode ser ingerido em cápsulas, usado na culinária – principalmente em receitas com vegetais, aves e peixes – ou adicionados a chás, sucos e molhos. Ele ainda pode ser empregue como corante alimentar. No caso do chá, a sugestão de consumo diário é de 15 gramas de raiz ou sementes em 1 litro de água.
COLORÍFICO OU COLORAU. O colorífico ou colorau é descrito como um condimento constituído pela mistura de fubá ou farinha de mandioca com pigmentos de urucum adicionado ou não de sal e de óleos comestíveis. Segundo FREIRE (1936), o urucum da forma como o conhecemos hoje, nasceu da escassez de sementes de urucum.