Significado de Acetábulo substantivo masculino [Anatomia] Cavidade articulatória do osso ilíaco que recebe a cabeça do fêmur.
A fratura do acetábulo é uma lesão grave da articulação e, portanto, na maioria dos casos a redução cirúrgica e a osteossíntese sãõ mandatórias para se obter bons resultados.
O acetábulo é dividido entre as partes do quadril, não pertencendo totalmente a nenhum deles. Uma de suas principais funções além da sustentação é proteger o sistema reprodutor e o sistema digestivo inferiormente.
O acetábulo, ou cavidade cotiloideia (em latim: Acetabulum) é uma depressão na pelve, formando uma superfície côncava. A cabeça do fémur articula-se com a pelve no acetábulo, constituindo a articulação coxo-femural, vulgarmente conhecida como anca em Portugal, ou como quadril no Brasil.
Formam o acetábulo o corpo do ílio, corpo do ísquio e o ramo superior do púbis. A cabeça do fêmur encaixa na fossa do acetábulo.
A esfera é a parte arredondada de cima do fêmur (cabeça femoral) e a taça na qual ela se encaixa é o acetábulo (de acetabulum – do latim).
O tratamento conservador da fratura pode ser feito através da: Redução da fratura, que consiste no reposicionamento ósseo feito pelo médico ortopedista; Imobilização, que consiste em colocar o gesso ou tala gessada com esparadrapo na região da fratura.
O tempo de seguimento variou de quatro a 27 meses, sendo o tempo médio de 16,17 meses (um ano e cinco meses).
O labrum tem como principais funções fisiológicas: 1) conter a cabeça femoral durante o desenvolvimento acetabular; 2) estabilizar a articulação coxofemoral através do aumento da superfície acetabular.
O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular é baseado na melhora da amplitude do movimento, aliviando o impacto do fêmur sobre o rebordo do acetábulo. A técnica cirúrgica consiste no remodelamento do fêmur proximal, osteoplastia ou reorientação da sobrecobertura acetabular, além do reparo labral.