Tradicionalmente, os nativos americanos o utilizavam para tratar infecções, e os antigos egípcios para curar queimaduras e cuidar da beleza. Hoje, o sabugueiro é muito usado para tratar os sintomas de gripes e resfriados.
Modo de preparo Colocar 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e tomar 3 xícaras do chá ao dia. Além disso, o chá pode ser usado para fazer gargarejos em caso de garganta inflamada e irritada ou no caso de presença de aftas.
Casca de Cebola – Erva Quente. Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente.
As folhas do chá de sabugueiro têm efeito depurativo, isto é, atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo. Além disso, ele também possui propriedades cicatrizantes, acelerando a cicatrização de feridas e machucados.
Assim, o sabugueiro ainda pode reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Por outro lado, o ácido úrico elevado está ligado ao aumento da pressão sanguínea e a efeitos negativos na saúde do coração.
O sabugueiro (Sambucus nigra), pertence à família das Caprifoliáceas. Encontra-se quase sempre na forma de arbusto ou árvore pequena, de três a seis metros de altura. O tronco possui uma casca parda e acinzentada, quebradiça, nodosa, de odor desagradável.
Para preparar um chá de sabugueiro, misture duas colheres de sopa das flores em um litro de água. O ideal é consumir de duas a três xícaras ao dia, preferencialmente com orientação médica.
Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe a banhos fortes para proteger os filhos deste orixá. Não possui uso popular. Cabeça-de-nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e o bolbo nos banhos fortes de descarrego.
É importante que o médium de umbanda tome um banho de ervas semanalmente, no dia em que terá gira no terreiro. Ele tem a função de descarregá-lo de energias densas, protegê-lo contra influências negativas e elevar as suas vibrações, para facilitar a aproximação de seus guias espirituais.
Para preparar um chá de sabugueiro, misture duas colheres de sopa das flores em um litro de água. O ideal é consumir de duas a três xícaras ao dia, preferencialmente com orientação médica.