Tanto no Candomblé quanto na Umbanda o banho de descarrego é realizado para limpar as energias e influências negativas, bem como para desobstruir os chakras e aumentar a capacidade mediúnica.
Ferva três litros de água e coloque pétalas de cinco rosas vermelhas, de cinco rosas brancas e três colheres (chá) de canela em pó. Espere amornar e jogue o preparado sobre o seu corpo, do pescoço para baixo, após tomar o seu banho diário. Recolha as pétalas e enterre em um vaso florido.
"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias. O manjericão e o alecrim são ervas mornas, responsáveis pela renovação, pelo equilíbrio e por restaurar nosso corpo energético.
O banho de sal grosso é um dos mais famosos quando se trata em afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas. O sal grosso serve para fazer um banho do descarrego, ou seja, para limpar o seu corpo de cima abaixo de todos os males que possa ter.
Um bom banho de descarrego ou limpeza vai sal grosso. Contudo, tenha muito cuidado, não é nada indicado tomar um banho de sal grosso sem outra erva junto. Isso é porque o esse ingrediente é neutralizador, ou seja, a sua fórmula contém cloro (partícula negativa) e o sódio (partícula positiva).
O descarrego é um nome usado no Candomblé para indicar os banhos de purificação ou de descarga espiritual pertencentes a algum santo ou entidade.
Os melhores dias para tomar banho de sal grosso são na sexta-feira, no domingo e na segunda. Ao realizar o banho na sexta-feira, você eliminará as más energias e impurezas acumuladas ao longo da semana.
Pode ser preparado dissolvendo sete colheres de sopa de sal grosso em um litro de água morna. Após o banho regular, despeje do pescoço para baixo o preparado de água com sal grosso mentalizando o que quer limpar do seu corpo.
São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira. Um vaso com as sete ervas pode ser colocado em qualquer ambiente que se deseja proteção e limpeza energética.
Mentalizando boas energias, coloque 2 litros de água para ferver. Quando ferver desligue a água e adicione um punhado de mão cheia das 7 ervas para banho. Macere as ervas (com cuidado para não se queimar) e deixe repousar por cerca de uma hora. Depois, coe a mistura, reserve a água e as ervas separadamente.