O Ácido Ferúlico é um potente antioxidante, que fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres. Ele também age como substância estabilizadora e reparadora, além de ajudar a potencializar a proteção da pele em conjunto com o protetor solar.
Como usar o ácido ferúlico na rotina de cuidados com a pele? - Em dermocosméticos em associação com outros antioxidantes, agindo como estabilizador; - Em concentrações específicas em procedimentos estéticos, como no peeling químico.
São considerados seguros: ácido azeláico, nicotinamida, filtros solares, ácido hialurônico. Existem outros compostos que devem ser avaliados pelo dermatologista quanto a concentração de uso e época mais segura para iniciar: ácido glicólico, vitamina C, ácido ferúlico.
Glicosfera de Vitamina C – antioxidante que faz parte do sistema natural de defesa do organismo contra radicais livres. Na pele, a vitamina C protege o revestimento cutâneo e retarda os efeitos do envelhecimento.
O ideal é passar uma fina camada. Pessoas que têm alergia à qualquer tipo de grão, como trigo, cevada ou milho devem evitar o ácido ferúlico. O ácido retinóico também é contra indicado para portadores de rosácea, e não deve ser usado pela manhã, pois é fotosensível à luz solar e pode manchar a pele.
Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão.
Conheça os ácidos que podem ser usados na pele durante o verão
Nos casos em que a gestante percebe aumento das manchas ou surgimento do melasma o dermatologista pode prescrever cremes clareadores a base de ácido kójico, arbutin ou ácido azeláico que não apresentam contraindicação durante a gravidez.
Segundo a dermatologista Denise Steiner, cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. 'Depois do desmame, é possível fazer um tratamento com ácido retinóico para melhorar as manchas', explica a dermatologista Lígia Kogos.
O Alfa Bisabolol apresenta propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, bactericidas, antimicóticas e cicatrizantes, portanto indicado em casos de pequenas lesões cutâneas, inflamações leves e queimaduras.