No interior do contator existe uma bobina, que quando energizada através dos bornes A1 e A2, seja diretamente como por comandos elétricos, irá atrair o núcleo móvel, fazendo com que os contatos NO se invertam para NF e os NF para NO, tanto nos contatos de carga (contato principal) quanto nos contatos auxiliares.
Braga, o Contator "é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas".
O uso de contatores permite que sejam incluídas funções automáticas no comando de uma máquina elétrica. Funções como temporizações e retardo de acionamento, além da possibilidade de sinalização do status de operação da máquina, tanto de forma sonora quanto luminosa.
O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção. Ele permite a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controles remotos.
Os contatores são os dispositivos de manobra mais utilizados em aplicações industriais e prediais. Contatores permitem, por exemplo, realizar partida direta em motores trifásicos, e permitem ser arranjados de para constituir uma partida indireta.
O contator é um importante dispositivo utilizado para controlar cargas em um circuito de potência. São utilizados em larga escala nas aplicações industriais e prediais, possibilitando realizar partida direta em motores trifásicos e podem ser arranjados para constituir também as indiretas.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência.
As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 3 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 1 V.
Assim, os contatores conferem mais segurança e facilidade de manuseio de equipamentos que podem apresentar perigos aos profissionais da área de elétrica.