O carro de quatro portas é o do tipo sedan ou três volumes, que tem o porta-malas destacado, com uma tampa para acomodar a bagagem. ... Então, se são duas ou quatro portas para os passageiros, com mais essa porta lá atrás, o carro passa a ter três ou cinco portas.
Os dois números seguintes são (03), o que significa que é da marca Ford. Os três números seguintes são (016), o que significa que é o modelo Fiesta 1.0i 3p e 5p da marca Ford. Finalmente o último número é (3), que é o número validador do restante código.
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. ... Com o dobro de válvulas, o 16V conta com uma abertura maior para a passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente.
Já no caso de um carro de 5 portas vale o mesmo raciocínio. São quatro mais a quinta, do porta-malas, desde que ela também dê acesso ao interior do carro. Assim temos os números ímpares de portas. Em ambos os casos o vidro faz parte da porta traseira.
O número par ou ímpar de portas é muito simples: se a tampa traseira dá acesso ao interior, é cinco (três) portas, se não dá, é quatro (duas) portas.
A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações.
Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas. ... Um motor de 16V custa mais para ser fabricado do que o de 8V.
Mas, apesar de um motor 16V não ter nada específico que o faça ser ruim, três coisas fizeram com que eles acabassem tendo uma má reputação no Brasil: Manutenção mais complicada; Desempenho fraco em baixas rotações; Revenda mais difícil.