Sala de utilidades ou expurgo - ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizados na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos.
O expurgo hospitalar funciona como um equipamento para despejo de sangue, secreções, líquidos provenientes de cirurgias ou materiais que oferecem algum tipo de risco.
O expurgo faz parte do regramento feito pela ANVISA sobre o acondicionamento e tratamento de lixo hospitalar gerado e classificado como resíduos especiais, comuns e infecciosos, onde o expurgo é absolutamente necessário....São eles:
Fazer a leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; Receber, conferir e preparar os artigos consignados; Realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição de artigos, de acordo com solicitação; Preparar os carros para cirurgias; Preparar as caixas ...
Expurgo: Área de recebimento, limpeza, desinfecção e guarda de materiais e objetos utilizados no centro cirúrgico, de onde eles seguirão para serem esterilizados e acondicionados para o uso.
A atuação da enfermagem na CME (Central de Material e Esterilização) é de suma importância aos ambientes clínicos. Isso porque, além de oferecer tratamento adequado a cada artigo que chega ao setor, contribui diretamente para a segurança do paciente.
Conforme as rotinas estabelecidas e fundamentadas na legislação vigente, compete aos técnicos e auxiliares de enfermagem dos diferentes setores da unidade hospitalar, entregarem os materiais no expurgo da CME, para o seu devido processamento.