Um dos principais sinais de que você está em processo de ovulação é sentir dores abdominais. Isso geralmente ocorre porque há o rompimento do folículo para a liberação do óvulo. Dessa forma, o óvulo pode descer pela tuba uterina proporcionando o ambiente ideal para a que a fecundação ocorra.
No entanto, há um momento em que o folículo se rompe, expondo o óvulo, já maduro a fertilização pelo espermatozoide: é a ovulação. Apenas no período da ovulação é que a mulher está fértil, e estima-se que o óvulo possa ser fertilizado em até 36h após a ruptura do folículo.
A ovulação é o momento dentro do ciclo menstrual em que o folículo se rompe e libera o óvulo. Esse óvulo sobrevive até 72 horas. Nesse período, ele pode ser fertilizado se houver relação sexual. A liberação do óvulo pelo folículo ocorre 14 dias antes da menstruação.
Dor de ovulação, às vezes também chamada de dor do meio do ciclo, pode surgir como uma dor aguda ou como uma cólica suave e acontece do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo (1–3). Geralmente acontece entre 10-16 dias antes do início da menstruação e não é perigosa, além de ser normalmente leve.
O líquido aspirado de cada folículo ovariano é depositado em tubinhos que contêm uma solução nutritiva semelhante àquela produzida pelas trompas. Na sequência, o material é levado imediatamente ao laboratório para verificar a presença dos óvulos.
A ovulação é a liberação de um óvulo de seu ovário para a trompa de Falópio. Normalmente, ocorre cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação (1). E tal como a sua menstruação, o momento da ovulação pode variar de ciclo para ciclo, e pode acontecer de você não ovular.
Sabe-se que o folículo já se rompeu pois o tamanho do cisto folicular reduz drasticamente, podemos dizer que ele murcha. Não será necessário induzir a ovulação, basta acompanhar o crescimento do folículo e ai quando esse estiver no tamanho ideal, aplicar a medicação para ajudar no rompimento.
A menstruação é o sangue que sai pela vagina devido à descamação do endométrio, a camada mais interna do útero. Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.