O vestibular é aplicado para classificar e habilitar os melhores alunos para ingressar na universidade no curso de graduação da carreira escolhida. ... Além disso, a concorrência de um vestibular também auxilia na escolha de qual universidade escolher, pois os mais concorridos são os que possuem maior qualidade de ensino.
O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. Basicamente, funciona assim: o candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade.
As provas variam, mas, a maioria possui questões objetivas (de múltipla escolha), subjetivas e exige que os candidatos façam redações. Para se sair bem no Vestibular é preciso estar afiado na escrita e redigir um bom texto. ... A única maneira de se sair bem no Vestibular é estudar desde o começo do Ensino Médio.
As matérias que caem no vestibular das provas mais tradicionais são Ciências Humanas ― Português, História, Geografia e Língua Estrangeira ―, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza ― Física, Química e Biologia.
Quem pode fazer o vestibular? Qualquer aluno que tenha o diploma do ensino médio ou ainda quem não concluiu e só vai fazer a prova para treinar. Importante destacar que cursos de diferentes modalidades de ensino têm uma prova para o aluno ingressar.
Universidades federais que não fazem mais vestibular Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal do Piauí (UFPI)