Além de tecidos, o cânhamo é utilizado na fabricação de papel, cordas, alimentos (principalmente forragem animal) e para a fabricação de óleos, resinas, cerveja e combustíveis.
1. [ Botânica ] Arbusto (Cannabis sativa), da família das moráceas, de folhas palmadas, cultivada pelo seu caule, que fornece uma excelente fibra têxtil, e pelas suas sementes, que dão um óleo; as flores e folhas são também usadas como droga entorpecente. 2. Conjunto de fios ou pano feito dessa planta.
Sem casca, as sementes podem ser consumidas de forma líquida – vale lembrar que o processo de descascá-las não exclui nenhum nutriente. Já a proteína do cânhamo é conhecida por ser produzida depois de elas serem moídas. Desse modo, é retirado o óleo, o que amplifica o potencial das proteínas e fibras.
O cânhamo é uma planta pertencente à espécie Cannabis sativa, assim como a maconha. Entretanto, ele se diferencia desta última por seu baixo teor de uma substância psicoativa chamada THC (tetra-hidrocanabiodiol). Geralmente, o cânhamo não apresenta mais do que 0,3% de THC por peso seco.
O consumo humano da cannabis teve início no terceiro milênio a.C. e seu uso atual é voltado para recreação ou como medicamento, além de também ser usada como parte de rituais religiosos ou espirituais.